O Reposicionamento do Hi5

Ao longo dos últimos meses, voltei a usar a plataforma do hi5 com alguma regularidade, e fiquei admirado (pela negativa) com as estratégias que a rede tem vindo a desenvolver.

Como muitos deverão saber, o hi5 não é das redes mais usadas no mundo, mas em Portugal é a que mais relevância tem (ou pelo menos a que tinha). Ao longo dos últimos tempos, o fenómeno Facebook explodiu em Portugal, e veio mexer com a estabilidade do hi5.

Na tentativa de fazer frente ao rival, o hi5 desenvolveu uma nova plataforma: o hi5 Star, que pela maior parte das pessoas é conhecido como hi5 beta (para quem não sabe "beta" representa a versão de teste de um produto). Nesta versão, o hi5 teve uma ligeira mudança no visual dando um toque mais sóbrio, e implementou a possibilidade de criar um avatar em 3D à nossa imagem.

A aposta da plataforma neste avatar foca-se essencialmente nos Jogos. Os jogos online tem tido um crescimento brutal, e em grande parte motivaram a Ascenção do Facebook (Que o digam os viciados no farmville). Desta forma o hi5 pretende dedicar-se mais aos jogos, fazendo com que a personagem que participa nos mesmos seja o Avatar personalizado de cada utilizador.

Na parte dos jogos penso que a estratégia é bem pensada e tem "pernas para andar". No entanto o hi5 cometeu um grave erro ao esquecer-se do seu público mais fiel: Os adolescentes.

Para muitos as mudanças no novo hi5 podem não saltar à vista, mas para as camadas mais jovens as mudanças foram enormes. Embora muitos não o saibam, o hi5 conquistou o seu lugar junto dos mais novos pelo facto de ser totalmente personalizavel, pois aceita os famosos códigos hi5 (que no fundo não são mais do que html e css).

Por muito que os administradores tentem fugir, este é o publico que o hi5 conquistou. Assim como o linkedin se destingiu para os profissionais, e o myspace para as bandas de musica e outros artistas, o hi5 destingiu-se nas camadas mais jovens. Estou com isto a falar de miúdos irreverentes que procuram conquistar o seu espaço, tentando ser diferentes de todos os outros. Este era o ponto forte do hi5, que permitia que não houvesse dois perfis iguais.

Com o novo "hi5 beta" a rede bloqueou a possibilidade de inserir "codigos hi5" causando desde logo um enorme desagrado aos seus utilizadores. Com isto o hi5 viu muitos dos seus "miudos" seguirem para outras redes, e ganhou ainda milhares de páginas na net com criticas e insultos. Em Portugal foi ainda criada uma petição contra o hi5 beta, que tinha por objectivo a recolha de 5.000 assinaturas, mas rapidamente se colocou proxima das 20.000.

Perante os factos, e depois de muita confusão, o hi5 acabou por anunciar que os códigos iriam ser novamente aceites. Incrível é o facto de o hi5 ser uma base de dados de uma dimensão fenomenal, e os seus administradores não terem percebido logo o erro que estavam a cometer.

Depois de tanto analisar este tema, não podia deixar de criar o meu próprio perfil no hi5: Vasco Ferreira. Aproveito para dizer que esta é uma óptima forma de aprender html e css. Para os que estão interessados em saber mais deixo umas sugestões:

Personalizar o hi5 ; Codigos hi5 ; Forum codigos hi5 ; hi5 beta


0 comentários: