Meios de Comunicação Alternativos

Continuando a abordar um pouco os Meios de Comunicação Modernos, ainda existe muita gente apática relativamente aos mesmos. Se a publicidade é já por si de difícil medição, é normal que as pessoas se questionem como é que meios como guerrilha podem ser avaliados. Essas mesmas pessoas questionam sobretudo sobre o real impacto de uma campanha de guerrilha, uma vez que estas atingem um número muito reduzido de pessoas.

Num Workshop dado pela Torke, esse assunto foi muito bem explicado. A acção de guerrilha é apenas o primeiro passo da campanha, e seguramente, não é aí que atinge os seus resultados. O verdadeiro sucesso das acções de guerrilha surge com os meios "secundários" que estas conseguem atingir como por exemplo:
  • Os midia: Reportagens à "borla" sejam na TV, revistas ou jornais. Ou seja, grande audiência a custo 0.
  • Word of mouth: Seja buzz, seja viral, todos nos acabamos por ter conhecimento destas campanhas, ou porque falamos com amigos, ou pelos blogs que visitamos, até por um mail recebido, ou mesmo através das redes sociais e afins.
No fundo, estas acções procuram, através da criatividade, usar meios existentes sem ter de pagar por eles. Aproveito para divulgar uma acção criada para um estúdio de fotografia, afim de promover as suas fotos a preços baixos (ou não).



A ideia consistia em usar os radares instalados pela cidade, e aproveitar para divulgar a campanha atraves das fotografias tiradas. Questiono-me contudo se no momento em que recebemos uma multa conseguimos nos concetrar na publicidade. Contudo, a campanha está a rolar na internet, e isso é que conta.

0 comentários: