Comunicação Personalizada

No acto de comunicar, é sempre necessário ponderar muito bem o que vamos dizer. Seguindo esta ideia, a IKEA possuí uma ferramenta simplesmente genial. Trata-se do serviço online de apoio ao cliente da IKEA, mais conhecido como a "Anna do IKEA".



Penso que este serviço é brilhante em diversos aspectos. A "Anna" tem a capacidade de reconhecer as questões digitadas pelos clientes e de responder às mesmas, adaptando-se totalmente aos pedidos. A verdade é que é possível fazer as perguntas mais obscenas que nos passam pela cabeça, pois a "Anna" responderá sempre, com contexto e com educação.

Esta capacidade de prever todas as questões (sejam sérias, ou provocadoras) que poderiam surgir e de encontrar uma resposta que se enquadre sem nunca prejudicar ninguém, é de facto fantástica.

Outro ponto a salientar do serviço, é a sua adaptabilidade aos diversos públicos-alvo. O serviço é disponibilizado em diversos países, e diversas línguas. A aparência da "Anna" varia também, tendo em conta o estereótipo da mulher conforme cada país.




Este sistema inovador foi também um excelente meio de comunicar e publicitar a IKEA, uma vez que graças a este serviço, o nome da IKEA andou de mail em mail, espalhando-se por todo o mundo. Embora muitos fossem ao site para brincar com o serviço, a verdade é que a Marca fica gravada na mente.

Para acabar, sugiro a todos os que não conheciam o serviço que o testem, pois vale a pena. Se repetirem duas vezes a mesma pergunta, ela irá responder de maneira diferente. Podem experimentar textos como:


- Onde posso comprar?
- Posso comprar online?
- Sua maluca!
- És feia!
- És bonita!
- Amo-te
- da-me um beijo!


Entre muitas mais que venham da vossa imaginação.
Divirtam-se!!!

Artigo de 15 de Janeiro 2009

0 comentários: