Publicidade em túneis

Nos últimos tempos, uma das minhas grandes preocupações tem sido a definição do meu futuro. O primeiro objectivo é a entrada num mestrado. Contudo, existe uma forte probabilidade de não conseguir realizar a inscrição dentro do prazo devido.

A alternativa ao mestrado passa por um estágio internacional, solução que me desperta cada vez mais interesse. Ainda ontem, recebi uma newsletter com algumas soluções muito aliciantes. Como países de destino realcei a Inglaterra, os EUA e o Japão, sobretudo pela força que os seus mercados representam. A Suíça também aparece na minha lista de preferências, mas esta, por questões de "afinidade" uma vez que vivi lá a minha infância. A newsletter levou-me a pesquisar um pouco mais sobre a vivência nesses países, e para isso nada melhor do que pesquisar no Youtube, vídeos de jovens vivendo esta experiência.

Pelo meio da pesquisa encontrei um meio publicitário muito usado no Japão e que nunca tinha ouvido falar (apesar deste já existir há alguns anos). Refiro-me à A publicidade em túneis.

Penso que o que me fascinou foi a forma como um meio tão simples e tradicional, pode ser usado de forma criativa, para criar um efeito tão visual. É incrível pensar que, usando um pouco a cabeça, se pode colocar meios básicos ao nível dos meios mais tecnológicos. É também importante salientar o custo relativamente aos meios mais tecnológicos, já que aqui ele é bastante inferior.

Confiram o efeito!








3 comentários:

  • O efeito parece-me bastante bom, mas interrogo-me quanto ao custo deste tipo de publicidade. Não duvido que seja eficiente, principalmente em países onde não é um meio muito explorado e onde consegue cativar a audiência, mas para gerar este tipo de publicidade é necessária a impressão de MUITOS "slides" de grande formato, e é necessário o espaço publicitário iluminado, entre outros.
    De qualquer forma, é uma ideia original.

  • Isso é verdade, e pensei o mesmo sobre o custo. Mas se virmos o preço de custo para fazer o mesmo efeito em TV, este seria bastante superior. Desde logo a produção do vídeo, seguido da colocação de um ecrã daquele tamanho.

    Quanto à iluminação, essa certamente é da responsabilidade da empresa que fica a cargo do aluguer e da colocação das campanhas.

    O que nestes casos é importante ponderar é se vale a pena o investimento, tendo em conta o número de pessoas que vai visualizar a campanha. Neste caso, e sendo que os vídeos retratam o Japão, acredito que sim.

    http://www.youtube.com/watch?v=GlNyCHlLt1Y

  • Precisamente!
    Acho que o Japão é um dos piores países para investir neste tipo de meio. Com tanta gente compactada, as pessoas nem podem mexer os olhos para ver em condições, e para além disso os vidros da carruagem devem estar completamente tapados com japoneses esmagados! :)