Há dias, enquanto passeava pela secção de livros da fnac, encontrei o livro "Mais anúncios à lupa", que veio suceder ao "Anúncios a lupa". De imediato o meu coração palpitou, as mãos suaram e todo o meu corpo tremeu. Acabará de relembrar o livro que mais tempo demorei a ler, apesar de apenas ter 185 paginas, das quais muitas preenchidas com imagens.
Talvez isto se tenha devido ao facto de ter iniciado a leitura com muitas expectativas, mas penso que o grande ponto negativo neste livro é a sua total falta de sentido. No final, retirei uma grande conclusão: A maioria dos publicitários já não trabalham para o consumidor, mas sim para eles próprios, publicitários.
No livro, Eduardo Cintra Torres analisa minuciosamente cada pormenor de diversos anúncios, conseguindo tirar conclusões que eu não entendo onde as foi buscar. De facto, os criativos das agências têm vindo a desenvolver cada vez mais anúncios complexos, com muitas mensagens embutidas, muita criatividade... mas que só quem estuda publicidade é que consegue perceber todo esse brilhantismo.
Isto não se passa apenas na nossa área, mas sim nas mais diversas áreas. Quando vamos a um mecânico, um designer ou um médico, todo eles têm enorme necessidade de transmitir os seus conhecimentos através de "palavrões" que nós desconhecemos.
Fiquei também contente por perceber que não sou o único com esta noção. Em entrevista ao programa Imagens de Marca, o Presidente da Euro RSCG Ricardo Monteiro comentou que a maioria das empresas de publicidade se preocupam mais em criar para agências do mesmo meio , lutando pela conquista de prémios, em vez de comunicar para o verdadeiro publico-alvo: O consumidor.
Ricardo Monteiro enumera também um exemplo real, sucedido na sua agência, que ganhou no ano passado um prémio em Cannes. O interessante é que apesar do reconhecimento na gala dos Leões de Ouro, a campanha não obteve um resultado positivo junto dos consumidores, e Euro RSCG acabou mesmo por perder o cliente para outra agência.
Para quem pretender ver a entrevista fica aqui: "A criatividade premiada é cada vez mais confidencial"
Talvez isto se tenha devido ao facto de ter iniciado a leitura com muitas expectativas, mas penso que o grande ponto negativo neste livro é a sua total falta de sentido. No final, retirei uma grande conclusão: A maioria dos publicitários já não trabalham para o consumidor, mas sim para eles próprios, publicitários.
No livro, Eduardo Cintra Torres analisa minuciosamente cada pormenor de diversos anúncios, conseguindo tirar conclusões que eu não entendo onde as foi buscar. De facto, os criativos das agências têm vindo a desenvolver cada vez mais anúncios complexos, com muitas mensagens embutidas, muita criatividade... mas que só quem estuda publicidade é que consegue perceber todo esse brilhantismo.
Isto não se passa apenas na nossa área, mas sim nas mais diversas áreas. Quando vamos a um mecânico, um designer ou um médico, todo eles têm enorme necessidade de transmitir os seus conhecimentos através de "palavrões" que nós desconhecemos.
Fiquei também contente por perceber que não sou o único com esta noção. Em entrevista ao programa Imagens de Marca, o Presidente da Euro RSCG Ricardo Monteiro comentou que a maioria das empresas de publicidade se preocupam mais em criar para agências do mesmo meio , lutando pela conquista de prémios, em vez de comunicar para o verdadeiro publico-alvo: O consumidor.
Ricardo Monteiro enumera também um exemplo real, sucedido na sua agência, que ganhou no ano passado um prémio em Cannes. O interessante é que apesar do reconhecimento na gala dos Leões de Ouro, a campanha não obteve um resultado positivo junto dos consumidores, e Euro RSCG acabou mesmo por perder o cliente para outra agência.
Para quem pretender ver a entrevista fica aqui: "A criatividade premiada é cada vez mais confidencial"


Concordo e discordo contigo, acho que o livro é coerente e explica coisas que são realmente incríveis que nos fazem pensar como é preciso ter uma capacidade fenomenal para fazer um anuncio á qual nele estejam as mensagens "embutidas" à qual fazem com que o consumidor deseje e compre, e no entanto não consiga explicar muitas vezes o porquê de o estar a fazer.
Agora emocionalizam imenso as marcas e produtos...
Quanto ao livro gostei e não me importo de ler o 2º... Agora concordo que muitas vezes fazem anúncios para ganhar estatuto e prémios...
Á anúncios e anúncios.. é como tudo.
Ass: Sara Neves