Há anos que ouço falar que a publicidade pela Internet é que estava a dar, que era extremamente criativa e eficaz. Da mesma forma, há anos que vinha afirmando que este meio não estava a crescer assim tanto e que a criatividade não era tão deslumbrante quanto a pintavam.
De facto sempre achei que os meios podiam ser melhor aproveitados, especialmente em Portugal, país onde estamos, na maioria das vezes, atrasados. Penso que este atraso se deve em grande parte ao facto das empresas procuraram os "Super-homens" do trabalho, que sabendo um pouco de tudo, não sabem nada de nada.
De facto as empresas preferem apostar naquele que tem as bases de centenas de programas e criar um projecto extenso e diversificado mas com uma extrema falta de qualidade, do que se focar num profissional que perceba aquilo que faz.
Contudo, tenho ficado bastante agradado com as evoluções mais recentes (ok, não tão recentes quanto isso) que nos trazem muito mais interactividade, inovação aliados a divertimento. Os próprios banners (agora quase todos em flash) são muito mais atractivos (apesar de em muitos casos serem agressivos e indesejados). Também as técnicas de realidade aumentada trouxeram um nível de inovação brilhante.
Não estendendo nada, deixo um exemplo de um banner que vi hoje para a marca Volkswagen. Achei fantástico o trabalho da marca que foi capaz aproveitar o Twitter para criar interactividade com o utilizador. O banner analisa os dados da nossa pagina, desde os dados pessoais, pessoas que nos seguem, assim como os que seguimos. No final ficamos a saber qual o carro que se assemelha a nós.
Fiquei a saber que o novo Golf, versão GTI é a minha cara chapada. É que até não desgosto nada do carro não. Falta é dinheiro!
De facto as empresas preferem apostar naquele que tem as bases de centenas de programas e criar um projecto extenso e diversificado mas com uma extrema falta de qualidade, do que se focar num profissional que perceba aquilo que faz.
Contudo, tenho ficado bastante agradado com as evoluções mais recentes (ok, não tão recentes quanto isso) que nos trazem muito mais interactividade, inovação aliados a divertimento. Os próprios banners (agora quase todos em flash) são muito mais atractivos (apesar de em muitos casos serem agressivos e indesejados). Também as técnicas de realidade aumentada trouxeram um nível de inovação brilhante.
Não estendendo nada, deixo um exemplo de um banner que vi hoje para a marca Volkswagen. Achei fantástico o trabalho da marca que foi capaz aproveitar o Twitter para criar interactividade com o utilizador. O banner analisa os dados da nossa pagina, desde os dados pessoais, pessoas que nos seguem, assim como os que seguimos. No final ficamos a saber qual o carro que se assemelha a nós.
Fiquei a saber que o novo Golf, versão GTI é a minha cara chapada. É que até não desgosto nada do carro não. Falta é dinheiro!


Interessante... O Golf GTI é a minha cara chapada também... e de meia dúzia de pessoas que analisei com o banner! :D
Pois também testei outros contactos e muitos eram o GTI. Mas analisando outros perfis tais como o do PauloQuerido, DavidFonseca, etc os carros são bem diferentes.