Participei hoje na Apresentação do livro b-Mercator realizada no Porto, que por acaso foi bastante interessante.
Contudo, um caso que me deixou muitas dúvidas, foi o tema apresentado pela Directora de Comunicação da Galp. A apresentação foi em torno da nova mensagem comunicada pela marca, com a criação do Serviço Galp Share.
Fazendo um pequeno resumo, após toda a crise em volta da gasolina e dos aumentos dos preços, a Galp optou por uma estratégia interessante. A marca criou um serviço de partilha de automóveis, onde usando os meios digitais, era possível descobrir pessoas com itinerários idênticos aos nossos.
Toda a mensagem é bem trabalhada e os benefícios são imensos: Menos custos ou seja mais poupança; menos poluição ou seja mais respeito pelo ambiente; menos monotonia ou seja convívio com pessoas que não conhecemos.
A grande questão é: Se circulam menos Automóveis, vende-se menos combustível. Se se vende menos combustível a Galp perde dinheiro. Contudo, com este serviço com este serviço a Galp pretendeu criar nos consumidores uma melhor imagem da Marca, o que (supostamente) os levaria a serem fieis.
Até aqui nada de mais, alias, é um trabalho bem realizado. A parte que me intrigou, deve-se aos dados que foram apresentados. Estes revelaram que apenas 54% das pessoas associaram a campanha realizada à marca Galp, Ou seja, os consumidores achavam piada, aderiam ao sistema, mas nem por isso associavam a partilha de carros com o facto de comprar gasolina na Galp.
A parte brilhante é que, segundo a directora de Comunicação da Marca, estes dados não são importantes, alias a empresa já os esperava, pois o anuncio apenas transmitia a marca no fim, e em pequena escala.
Contudo, um caso que me deixou muitas dúvidas, foi o tema apresentado pela Directora de Comunicação da Galp. A apresentação foi em torno da nova mensagem comunicada pela marca, com a criação do Serviço Galp Share.
Fazendo um pequeno resumo, após toda a crise em volta da gasolina e dos aumentos dos preços, a Galp optou por uma estratégia interessante. A marca criou um serviço de partilha de automóveis, onde usando os meios digitais, era possível descobrir pessoas com itinerários idênticos aos nossos.
Toda a mensagem é bem trabalhada e os benefícios são imensos: Menos custos ou seja mais poupança; menos poluição ou seja mais respeito pelo ambiente; menos monotonia ou seja convívio com pessoas que não conhecemos.
A grande questão é: Se circulam menos Automóveis, vende-se menos combustível. Se se vende menos combustível a Galp perde dinheiro. Contudo, com este serviço com este serviço a Galp pretendeu criar nos consumidores uma melhor imagem da Marca, o que (supostamente) os levaria a serem fieis.
Até aqui nada de mais, alias, é um trabalho bem realizado. A parte que me intrigou, deve-se aos dados que foram apresentados. Estes revelaram que apenas 54% das pessoas associaram a campanha realizada à marca Galp, Ou seja, os consumidores achavam piada, aderiam ao sistema, mas nem por isso associavam a partilha de carros com o facto de comprar gasolina na Galp.
A parte brilhante é que, segundo a directora de Comunicação da Marca, estes dados não são importantes, alias a empresa já os esperava, pois o anuncio apenas transmitia a marca no fim, e em pequena escala.
Bem, deixo-vos pelo menos o vídeo que até está giro!


Tenho alguma dificuldade em me imaginar no carro de uma pessoa desconhecida para ir para o trabalho... e se me violassem? ;)
A campanha está interessante, mas também acho estranho a Galp fazer uma campanha em que teoricamente iria perder dinheiro. Contudo, acho também que a percentagem do bolo que iriam perder provavelmente será coberta com os "fiéis", e dessa forma não terem menos lucros.
Pelo menos, podiam de facto transmitir a imagem da marca, o que não passou para os consumidores. Acho a resposta da directora de comunicação pouco satisfatória...
O sistema de partilha de automóveis já existia antes. Alias existe diversos sistemas de partilha, como a partilha de casa de férias. Devias explorar isso, dava-te jeito!