Boa tarde,
Ao longo de algumas aulas debateu-se bastante sobre como a comunicação pode mudar a percepção de um produto. Este ponto foi bastante focado pelo professor, e foi também focado na apresentação do Dr. Bruno Galante, membro do departamento de Comunicação da Toyota.
O Dr. Bruno Galante demonstrou isso mesmo, através da comunicação criada em volta do novo iQ. Este modelo, pretende posicionar a marca num segmento muito diferente do que era esperado para um carro do género.
Um exemplo muito usado é o caso do IPhone, que apesar de não ser o único com tecnologia de ponta, continua a ser dos mais caros, e no entanto, o mais desejado. Contudo é um telefone muito limitado em algumas funções habituais, chegando muita vez, a ser alvo de gozo:

Seguindo este raciocino de produtos de “topo”, decidi partilhar aqui 2 produtos que me surpreenderam pelo posicionamento que tomaram:
- 479º Popcorn é uma empresa dedicada ao fabrico de pipocas artesanais, que, apercebendo-se das mudanças do mercado criou um conceito muito inovador, alcançado segmentos que não eram explorados.

A inovação da marca passa em grande parte pelas embalagens do produto, mudando os habituais sacos de plástico, papel ou baldes de cartão, para embalagens semelhantes de requinte.

A inovação não fica por aqui, uma vez que através da comunicação conseguiram mudar a mentalidade do consumidor e leva-lo a adoptar novos hábitos: Oferecer pipocas como prenda, como se de uma caixa de bombons se tratasse.
A verdade é que a inovação e diferenciação deste produto se nota também no preço, existindo produtos dos 8€ aos 30€.

O nome da marca é curioso uma vez que segundo eles, 479 º Fahrenheit é a temperatura ideal para se fazer as melhores pipocas. Contudo não considero um nome positivo por possuir números e não ser de fácil memorização
- Xooro é um restaurante californiano especializado na venda de um doce que tão bem conhecemos: os churros (farturas).

Segundo li, os churros são típicos de Espanha onde, tal como em Portugal e Brasil, são vendidos em roulottes, dentro de sacos “gordurosos”, e com pouca variedade de escolha.
O restaurante Xooro veio mudar por completo o conceito, oferecendo um restaurante especializado no produto, com muita variedade, e um aspecto quase “luxuoso”. A embalagem é também ela diferenciada, possuindo embalagens individuais, concebidas especialmente para os acondicionar.


Concluindo, qualquer produto, mesmo o mais básico, pode se tornar num potencial... Basta criatividade na maneira como o comunicamos.
Artigo de 03 de Dezembro 03 de 2008


0 comentários:
Enviar um comentário